Pare agora mesmo de ingerir alimentos que inflamam seu intestino, principalmente se sofre com dermatite atópica (eczema atópico), uma doença crônica, que muitas vezes é hereditária e se desenvolve na infância, tendo como principal sintoma a irritação na pele.
Para compreender melhor, precisamos falar sobre a síndrome absortiva intestinal, também conhecida como “leaky gut”. Trata-se de uma condição que faz com que toxinas que deveriam ser eliminadas alcancem a corrente sanguínea. Isso acontece por conta de uma falha no mecanismo que deveria servir como uma barreira tornando as paredes intestinais porosas e permitindo o vazamento.
E quando seu organismo está completamente inflamado com essas toxinas circulando em sua corrente sanguínea o que ocorre? Dentre outros problemas, como o enfraquecimento do sistema imune, estão as alergias. E a dermatite atópica nada mais é do que um processo inflamatório de origem alérgica.
E o que causa leaky gut? Além de estresse crônico, sono de má qualidade, entre outros, um dos principais motivos é o consumo de ultraprocessados e alergênicos como glúten e caseína. Por isso, se você sofre com dermatite, evite farináceos, cerveja (sim, ela também tem glúten!), leite de vaca e derivados, tofu/soja e, em certos casos, pode ser válido excluir inclusive o ovo já que algumas pessoas com eczema podem reagir mal a ele.
Essas são dicas mais genéricas, lembre-se de que é sempre importante olhar para a individualidade de cada organismo. Daí a necessidade de testes, exames e acompanhamento profissional. Inclusive, sugiro que você remova da alimentação esses alimentos por 30 dias e avalie se há alguma melhora em sua pele. Se quiser identificar com mais precisão, faça de forma isolada a introdução de um alimento por vez e observe as reações em seu intestino e pele. E a cada 10/15 dias faça a inclusão de outro e vá avaliando.
Você que sofre ou já sofreu com dermatite atópica, costuma ingerir esses alimentos inflamatórios? Já experimentou ficar sem? Que resultados obteve?