Hoje é o Dia Mundial da Hipertensão, uma oportunidade para desmitificarmos o que realmente causa pressão alta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O nome do verdadeiro vilão? O Açúcar ( e carboidratos refinados). Vocês sabem: glicose dando sopa, pico de insulina. O que estimula o sistema nervoso simpático, causando vasoconstrição e aumento da frequência cardíaca. Além disso, o consumo de farináceos, açúcar e bebidas açucaradas eleva a insulina, que é uma grande retentora de água (Cada 1 grama de carboidrato no organismo fica presente com 2,7 gramas de água.)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro ponto são os óleos vegetais (vejam meus destaques em meu perfil no Instagram). Eles são carregados de gordura trans, são instáveis, quando aquecidos têm sua estrutura alterada e se tornam nocivos à saúde. O óleo canola (Canadian Oil Low Acid) por exemplo, é repleto de ácido erúcico, extremamente tóxico e com grande associação a problemas no coração (lesões fibróticas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale lembrar que baixos níveis de magnésio também causa danos, pois é um mineral vasodilatador. A suplementação, inclusive, tem sido considerada uma opção útil e barata para pacientes hipertensos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por fim, mas não menos importante: o abuso do sal refinado que é puro cloreto de sódio. Enquanto o sal integral tem sulfato, zinco, ferro, cálcio, manganês e potássio, o sal refinado é sódio, iodo e mais nada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso que repito, o sal não refinado é fundamental para que os músculos (incluindo o coração) se contraiam e relaxem, bem como para transmissão de impulsos elétricos pelo corpo. Quer cuidar da sua pressão? Afaste-se do açúcar e farinha refinados, bem como dos óleos vegetais!