Sabe aquele dia que você não conseguiu dormir o suficiente, acorda “p… da vida” e até a respiração alheia te irrita? 😡
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O sono e o humor andam de mãos dadas, afetando a forma como interagimos, já que a privação de sono pode inibir a produção de serotonina (responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento). Além disso, quando você não dorme bem o corpo libera noradrenalina, aumentando a frequência cardíaca e a respiração – o que faz com que o organismo fique em alerta e não descanse. E a falta de descanso afeta o humor, causando a irritação. Assim, o sono sem qualidade compromete o controle do humor, da fome, a memória, a vigília e a concentração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com um estudo que analisou 117 voluntários, não dormir faz com que o cérebro interprete negativamente os estímulos, dificultando as respostas emocionais e causando mau humor. Uma outra pesquisa constatou que as pessoas que dormiram apenas 4,5 horas por noite durante uma semana se sentiram mais estressadas e mentalmente exaustos nesses dias e quando voltaram a dormir as noites inteiras melhoraram expressivamente o humor. Por fim, uma revisão sistemática de estudos observou que quando dormimos menos que o necessário ficamos mais reativos aos estímulos emocionais, ou seja, temos reações exageradas ou equivocadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Refs:
A neuroimaging perspective on the emotional sleepy brain – openarchive.ki.se/xmlui/handle/10616/46632
Cumulative sleepiness, mood disturbance, and psychomotor vigilance performance decrements during a week of sleep restricted to 4-5 hours per night. Sleep. 1997 Apr;20(4):267-77. PMID: 9231952.
https://doi.org/10.1016/j.smrv.2014.12.005