Hoje quero falar com quem apesar de estar se esforçando, treinando certinho, comendo bem, ainda tem tido dificuldade para perder peso. Vamos ver alguns possíveis motivos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1- Algum remédio está segurando seu desempenho, como corticoides, antidepressivos e calmantes. Leve ao seu médico sua intenção de perder peso e veja se é possível trocar a medicação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2- Você só acha que está se alimentando corretamente, enganado pelos produtos “0 açúcar”, diet/light, queijo branco e pão integral. Plot twist: esses produtos podem, sim, engordar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3- Você se alimenta bem mas escorrega na quantidade e pode não estar tendo um déficit calórico suficiente. Por isso, é tão importante o acompanhamento nutricional, para orientar individualmente o que, quando e quanto comer. Ex: está no low carb, começa a emagrecer e aí passa a inserir raízes, receitas com farinhas de oleaginosas, frutas e começa a aumentar o cardápio e para de emagrecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4- Se você viver estressado, vai ser bem mais difícil comer melhor e o cortisol (hormônio anabólico pra gordura, catabólico pro músculo) estará sempre alto, comprometendo o sono restaurador que prejudica o humor e controle da fome.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5- Você pode ter algum problema na tireoide. Alguns médicos interpretam os exames de forma muito pragmática e descartam essa opção antes do que deveriam. O exame pode apontar para níveis dentro da normalidade mas já demonstrar tendência para o hipotireoidismo subclínico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6- O jejum começa a queimar gordura efetivamente a partir das 16h, e muitos executam a mesma estratégia de forma continua e repetitiva ( faz 18 ou até 24 horas todos os dias), a alternância e variação nos protocolos tem maior eficiência!
7. Finais de semana permitem mudança exagerada de bebidas, açúcares e processados, mas é preciso cuidado: são mais de 3 meses do ano de finais de semana.
8- Você precisa se exercitar de forma adequada e ajustar conforme o processo de emagrecimento.