Se o seu médico diz que você está acima do peso e precisa melhorar a saúde do seu coração, já faz você ficar desesperado por achar que vai ter que “fechar a boca” por completo, trago uma boa notícia. Segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Circulation o ideal, na verdade, é uma redução moderada de calorias!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para chegar a essa conclusão, 160 adultos sedentários em estado de obesidade entre 65 e 79 anos, foram acompanhados durante cinco meses e divididos em três grupos. O primeiro praticava exercícios mas sem alteração na dieta; o segundo, mantinha atividade física aliado a uma redução de 250 calorias por dia; e o terceiro, realizava exercícios mas com um restrição calórica de quase 600 calorias diárias. Durante o estudo, os pesquisadores avaliaram a estrutura e o funcionamento da aorta por meio de ressonância magnética.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O resultado foi a feliz constatação de que a redução de apenas 250 calorias por dia mais a prática de exercícios quatro vezes por semana já é suficiente para mostrar uma menor rigidez na aorta de pacientes obesos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que o enrijecimento da aorta impede que ela tenha a elasticidade adequada, o que dificulta a passagem do sangue, ajudando a desregular a pressão e a levar o indivíduo a apresentar doenças cardiovasculares, infartos, derrames, além de possíveis danos aos rins e fígado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A boa notícia então, Constelação, é que não é preciso ansiedade e que pequenas mudanças consistentes já promovem impactos positivos na saúde cardiovascular. A ideia não é promover a cultura de contagem de calorias, mas mostrar que pequenas mudanças comportamentais já podem trazer efeitos benéficos à sua saúde. Com calma e determinação é possível adquirir novos hábitos e abraçar de vez a vida saudável.
Ref: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.051943