Será que você se identifica? Conheço muita gente assim: Acorda, não abre a janela do quarto, escova os dentes no banheiro do apartamento SEM janela, desce no elevador direto pra garagem do prédio, entra no carro insufilmado de óculos escuros, chega na garagem do prédio do trabalho, elevador, até chegar no escritório que quando tem janelas, também são escuras. Ou então:⠀adolescentes que por escolha própria trocam o dia pela noite para jogar com amigos, por exemplo…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Resultado: para além da deficiência de vitamina D, mais e mais jovens com o ciclo circadiano comprometido. “Mas dr. se eu suplementar a vitamina D não vai ter problema”. Vamos imaginar o seguinte: a terra tem provavelmente 4 bilhões e 500 milhões de anos. E nós somos o resultado de TODOS esses anos, de todas essas rotações da terra, e então de todos esses trilhões de dias e noites que moldaram as árvores, os primeiros animais terrestres e nossos ancestrais e os ancestrais antes dos ancestrais. Será que o dia, o sol, a noite, o ciclo luz e escuro, fazem parte da nossa natureza? Com certeza sim!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Do mesmo modo que as plantas têm seu desenvolvimento ligado à épocas do ano, e comportamentos que obedecem a determinados horários do dia para melhor aproveitar o sol, nosso organismo também se desenvolveu da mesma maneira e criou um ritmo biológico se preparando para funções específicas que ele espera desempenhar em determinadas horas do dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em termos evolutivos, os ritmos circadianos apresentam uma fundamental importância na regulação e coordenação de processos metabólicos internos, na liberação de hormônios, nos hábitos alimentares, na digestão, e na temperatura corporal. Os avanços tecnológicos e da ciência do último meio século são um salto sem precedentes na nossa história, mas acabam nos tirando das fundações em que nosso metabolismo evoluiu ao longo de milênios. Além da falta de vitamina D, a falta de sol confunde nosso metabolismo, o que nos torna menos saudáveis!