Você sempre me vê falando de resistência insulínica/resistência à insulina, que ela é o vetor de uma série de doenças, mas você sabe exatamente ao que me refiro?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A insulina é um soldado muito eficiente que cumpre todas as ordens que o chefe dá para ela sem titubear, esse chefe que no caso é você.⠀A insulina é um hormônio, produzido no pâncreas, que regula o nível de açúcar no seu sangue e transforma o carboidrato em fonte de energia, o glicogênio. E que, imaginando que você vai precisar de energia em breve, faz o favor de armazenar esse glicogênio pra você, no seu fígado ou nos músculos. O problema é que se você não usa o glicogênio logo, a insulina entende que você precisará de outro tipo de energia, e transforma o glicogênio em gordura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O problema é que muita gente tem um comportamento errático quando o assunto é alimentação e se enche de carboidrato refinado a todo instante. Isso faz com que a insulina fique alta, o corpo pede por mais comida e assim se segue por anos. Porém, seu corpo não foi feito para lidar com esses altos níveis desse hormônio. E quando seu organismo começa a criar uma resistência, as células já não aceitam bem a glicose por tanta insulina no sangue, aí o caldo está pronto para entornar. Você desregulou seu corpo. A resistência insulínica é a porta de entrada para a síndrome metabólica, para obesidade, para diferentes tipos de câncer, para hipertensão (a maior parte das doenças cardíacas e infartos estão relacionadas à resistência insulínica). Tudo isso enquanto seu pâncreas AUMENTA a produção de insulina tentando vencer a resistência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A insulina não decide nada, ela só responde, VOCÊ ESTÁ NO COMANDO.E a ferramenta que melhor ajuda no controle da insulina é a mudança comportamental, sendo low carb e jejum bem indicados. Então, se ainda já não o fez, assuma a sua responsabilidade e mude de uma vez por todas o seu estilo de vida!