hoje é o Dia Nacional da Saúde e eu não poderia deixar passar essa data sem falar sobre ele: o intestino, nosso segundo cérebro! Afinal, ele é um dos principais responsáveis pela manutenção da nossa saúde como um todo. Física e mental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um intestino que não funciona direito deixa de nutrir o organismo e traz uma série de prejuízos. E tem como a gente saber se nosso intestino está saudável? Tem sim, o corpo costuma dar alguns sinais quando a disbiose se instala. O surgimento de acne por exemplo, um cansaço e uma apatia frequente, insensibilidade a alguns alimentos, distúrbios no sono, falta de apetite e principalmente desarranjos na hora de defecar (se você não tem fezes sólidas, de um marrom consistente e que afundam no vaso sanitário) são alguns sintomas de que há um desbalanceamento do seu intestino e que você deveria dar uma olhada nisso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O humor é outro setor que as pessoas não ligam diretamente mas que sofre muito com o intestino doente. Um intestino inflamado compromete a produção de serotonina, já que até 80% dela é produzida no intestino! E, por último, mas não menos importante, quero lembrar que entre 70 a 90% do sistema imunológico está no intestino e a medida que ele perde a capacidade de absorver nutrientes a gente perde também, proporcionalmente, a capacidade de nos mantermos livre de invasores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Intestino saudável é sinônimo de corpo nutrido, não me canso de dizer isso. Se você suspeita de que alguns dos sintomas acima possam estar relacionados a saúde do seu intestino, foque em cuidar disso. Alimente-se ainda mais corretamente, comendo apenas comida de verdade, alimentos com triptofano como carne, peixe, ovo, castanhas, abacate, banana e couve-flor, e considere suplementar ômega-3. E lembre-se também de sempre mastigar corretamente e com calma seus alimentos.