Precisamos ficar atentos aos efeitos de certos disruptores endócrinos. Eles agem por mecanismos fisiológicos pelos quais substituem os hormônios do nosso corpo, bloqueando sua ação natural, ou ainda, aumentando ou diminuindo a quantidade original de hormônios. O uso indiscriminável de pesticidas e uso de hormônios na criação de animais pode colocar a população em risco. Por isso, sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos e de pequenos produtores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, essas substâncias podem estar presentes em itens que utilizamos no dia a dia, tais como produtos industrializados, cosméticos, tinturas de cabelo, panelas de alumínio, copos de plásticos, pesticidas, medicamentos, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O efeito tóxico depende das propriedades químicas, da dose ou situação em que é exposto, além da sensibilidade do organismo, sendo que as principais vias de entrada desses agentes químicos no organismo são gastrointestinal, pulmões e pele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cada via de introdução influencia de uma forma diferente na toxidade da substância, pois o efeito quando introduzido via oral pode ser menos prejudicial do que por inalação. A exposição a metais diversos como chumbo, mercúrio, arsênio, cádmio, cromo, níquel, vanádio, cobre, lítio são os principais causadores de efeitos negativos sobre a reprodução e desenvolvimento em homens e mulheres, entre eles infertilidade masculina, além de problemas na reprodução feminina e problemas na gravidez.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essas toxinas também interferem na sua saúde de diversas formas, podem até favorecer o ganho de peso ou dificuldade de emagrecer, além de causar um grande desequilíbrio hormonal gerando hipotireoidismo, câncer, parkinson (pelo acúmulo de toxinas de RL aumentando a inflamação) e até alergias como rinites, asma e pruridos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, devemos realizar um trabalho de transformação das escolhas visando àquilo que nos faz bem! 😉