Você sabe a diferença entre suco, néctar e refresco? Para muita gente, pode até parecer que estamos falando exatamente da mesma coisa, mas, a realidade é que essas bebidas não são sinônimos. E o pior de tudo, inclusive, está na embalagem de alguns desses produtos alimentícios que, ao mostrarem a foto ou desenho de uma fruta, faz parecer que estamos ingerindo algo saudável quando, na verdade, trata-se de corante, aroma e acidulantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, então, qual algo é chamado suco, néctar ou refresco? Tudo depende da quantidade de fruta presente na bebida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para ser considerado SUCO, a bebida deve ser composta 100% de fruta in natura. Já o NÉCTAR é assim chamado quando a bebida tem em sua composição um percentual mínimo do suco ou polpa, que varia conforme a fruta, sendo geralmente entre 10% a no máximo 50%.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, por fim, temos os REFRESCOS líquidos que possuem, no máximo, até 10% de suco ou polpa – sendo, praticamente, água com açúcar, corantes e acidificantes! Isso para não falar no refresco em pó, que não passa de 2% de fruta!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso é tão importante prestar atenção nos rótulos dos produtos alimentícios, pois muitas vezes o consumidor acaba sendo induzido a pensar que está ingerindo um suco integral quando, na verdade, pode tratar-se de um néctar ou refresco líquido…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como sempre digo, o ideal é você consumir a própria fruta já que ela contém fibras que auxiliam tanto na saciedade quanto na digestão. Mas, se ainda assim você preferir uma bebida, opte por água de coco, água, água saborizada com gotas de limão ou mesmo sucos (com moderação) da própria fruta como o suco de maracujá ou de limão.