Como sempre digo, o intestino possui um importante papel para alcançar qualidade de vida e saúde, até porque ele está integrado ao primeiro dos nossos “4 Pilares da Vida Saudável”! Se ele não está funcionando bem, pode ser um indício de que é preciso investigar sua saúde como um todo (medicina integrativa!). E um sinal pode ser a constipação (conhecida também como “intestino preso).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela costuma ser causada por ingestão insuficiente de líquidos, baixo consumo de fibras, excesso de alimentos ultraprocessados (como a farinha branca refinada), sedentarismo e até uso de alguns medicamentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, hoje compartilho com vocês esta dica de alimentos que influenciam nesse quadro (lembrem-se, eles costumam exercer esse impacto se já houver algum problema no intestino) e o lembrete de sempre buscar ajuda para uma avaliação individual!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Maçã sem casca – As fibras da maça ficam concentradas na casca. Assim, quando ingerida com a casca, a fruta ajuda a soltar o intestino, porém, quando ingerida sem a casca pode acabar prendendo o intestino.
Farinha branca – Por ser pobre em fibras e vitaminas, contribui para a contração intestinal e formação de gases, o que pode estufar a barriga e causar incômodo.
Goiaba – Esta fruta possui alto teor de fibra solúvel (que se dissolve facilmente na água e fluídos gastrointestinais, alimentando bactérias do intestino grosso e liberando gases), o que favorece o retardo do funcionamento intestinal.
Frutas não maduras – Possuem alta concentração de tanino, uma substância que causa constipação.
Jabuticaba – O caroço da jabuticaba aumenta o ressecamento intestinal em pessoas que possuem problemas de prisão de ventre.
Batata – É um alimento que possui muito amido, o que pode agravar o caso de constipação.