Mesmo que algumas pessoas tenham pré-disposição, o câncer só se desenvolve quando o código genético é estimulado, o que pode se dar devido ao estilo de vida – que pode contribuir para ligar ou desligar este potencial genético. Por isso, é preciso entender que a alimentação é a chave! Para prevenir o câncer de mama, aposte em uma dieta alimentar equilibrada (com a orientação de um bom nutricionista) e livre de industrializados e evite a ingestão de álcool em excesso. Além disso, de acordo com estudo norteamericano publicado no periódico científico Journal of the Endocrine Society, comer em uma janela específica de tempo (ou seja, realizar jejum intermitente) todos os dias pode prevenir o câncer de mama! O estudo, que foi realizado em camundongos, partiu do pressuposto de que a síndrome metabólica (que aumenta chances de diabetes) e obesidade são alguns dos fatores de risco para o câncer (principalmente o de mama em mulheres após a menopausa) e, assim, melhorar a saúde metabólica poderia ajudar na diminuição de risco do desenvolvimento do câncer de mama.
Abaixo, listo também alguns alimentos que podem auxiliar nesta luta!
amora e framboesa – essas frutas possuem fitonutrientes anticancerígenos que diminuem o crescimento de células pré-malignas
brócolis – possui sulforafano, que combate células cancerígenas
cenoura – De acordo com estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, comer cenouras regularmente pode diminuir as chances do surgimento de alguns tipos de câncer de mama.
peixe – o ômega 3 (salmão e sardinha são algumas fontes) podem auxiliar a impedir o crescimento dos tumores por desestruturar uma parte da membrana das células
romã – possui Elagitanino em sua polpa, que atua inibindo a produção de estrogênio, hormônio sexual feminino que alimenta as células cancerígenas.