Você já experimentou kefir?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ele é um exemplo de alimento probiótico. Trata-se de microorganismos vivos que estimulam o bom funcionamento do intestino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite ou até mesmo de água com açúcar mascavo, e tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dai você ouve leite e me pergunta: mas o sr. recomenda um derivado de leite? Neste caso sim. O processo de fermentação gerado pelos grãos eliminará a lactose, o que o torna possível de ser ingerido inclusive, por aqueles que têm intolerância a ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O kefir contém leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogênicas (prejudiciais) presentes no organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais e muito presente no Kefir, atua beneficamente no sistema nervoso. Além disso, ele é capaz de sintetizar o ácido láctico, que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestão do leite, mesmo para pessoas que sejam sensíveis a ele. Indico principalmente a preparação do Kefir com a base de leite de coco. O leite de coco é uma boa opção ao leite de vaca, seja para aqueles que sofrem com alergia à caseína ou intolerância à lactose do leite ou, ainda, para aqueles que preferem os leites vegetais para compor sua dieta – o que é, sem dúvida, uma ótima escolha.