Como você tem se exercitado em casa? E como tem cuidado de sua saúde mental? Já pensou se fosse possível aliar os dois? E é!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A prática de exercício físico estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar e diminuição de estresse, como endorfina e noradrenalina. Mas isso não significa que para colher esses benefícios você precise realizar exercícios super pesados, ainda mais em tempos que as academias estão fechadas. De acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, a prática de yoga pode melhorar a saúde mental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após analisarem 19 estudos (1080 participantes) realizados em seis países (Alemanha, China, USA, India, Japão e Suíca), em que os indivíduos possuíam um diagnóstico de alguma desordem mental, incluindo depressão e ansiedade, concluíram que movimentos baseados no yoga melhorou melhoraram os sintomas de depressão (ou melhoraram a saúde mental) em pessoas vivendo com uma variedade de condições de saúde mental, incluindo ansiedade, estresse pós-traumático e depressão maior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, praticar yoga, pode ser uma ótima maneira de se exercitar e cuidar de sua saúde mental em tempos de isolamento social! Que tal experimentar? No YouTube vocês encontram diversos vídeos gratuitos com instruções, basta dar o primeiro passo e se permitir tentar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que, como já disse algumas vezes, fazer yoga sem saber respirar não passa de um exercício de alongamento. Lembre-se de focar na respiração, concentração e até meditação. Aqueles que evoluem no yoga paralelamente com meditação e respiração têm melhor resultado, caso contrário, estarão fazendo apenas uma aula de alongamento mais puxada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Brinsley J, Schuch F, Lederman O, et alEffects of yoga on depressive symptoms in people with mental disorders: a systematic review and meta-analysis