Sendo Motivado pela Compaixão e Amor
3 de fevereiro de 2017
4/02: Dia Mundial do Câncer
4 de fevereiro de 2017

Volta às Aulas: Lancheira Saudável? É possível Sim!

O que seus filhos vão comer no lanche, agora que retomaram suas atividades escolares? Vamos falar sobre isso

O ano escolar de muitas crianças já começou nesta semana. Diante disso, não poderia deixar de falar de um assunto fundamental: alimentação. O que seus filhos vão comer no lanche, agora que retomaram suas atividades?

Para muitos pais e responsáveis, comer com qualidade mesmo fora de casa já faz parte da rotina. Mas, há aqueles que estão começando a ressignificar a relação que tem com alimento e,consequentemente, introduzindo estes novos valores às suas crianças gradativamente. Inclusive, será de grande valia se puderem compartilhar aqui uns com os outros suas experiências com seus filhos!

Começo por mim: com a Lulu, eu e a Rainha estruturamos o cardápio dela da semana, em especial da lancheira, da forma que a ensinamos: comer bem é gostoso! O que fizemos foi ensinar, de maneira didática e atrativa, que certos alimentos traziam benefícios para a saúde dela e, que outros, deveriam ser evitados, como aqueles doces super açucarados. Como? Chamamos ela pra fazer parte da preparação dos alimentos e, também, esclarecemos para que cada um deles pode contribuir com a saúde do organismo (ou não, no caso dos açúcares, por exemplo)

Ou seja, a estratégia é incluir a criança no processo de escolha dos alimentos, não simplesmente “colocar a comida no prato e fazê-los comer”. Temos de buscar meios de conectar a criança a estes valores, numa linguagem que elas entendam, assimilem e levem “na mochila”, aonde elas forem. Acabar com a ideia de que comer apenas “este ou aquele legume”, que “roer uma cenoura” é a única forma de ser saudável! Ou nós, adultos, vivemos de pratos “chatos”, “insossos”, sem vida? Nada disso!

Comece trocando os alimentos que eles já estavam acostumados a consumir, por opções saudáveis. Uma boa tática é começar pela lancheira. Prefira lanches naturais e frutas aos biscoitos e refrigerantes de latinha. O período é bem propício para que os lanchinhos na bisnaguinha sejam sutilmente modificados por pão integral com recheios que fujam do patê industrializado e dos famosos cremes de avelã que tanto viciam o paladar infantil. Você pode fazer patês de atum em casa, de frango desfiado, tomates e outros recheios que fujam do que já sabemos que faz mal. (vide#Desafio30DiasDrBarakat)

A mesma coisa para as bebidas! É normal encontrar mini refrigerantes, suquinhos em latinhas, entre outras igualmente maléficas, mas que tal fazer sucos naturais em casa?

WhatsApp chat