21/03: Dia Internacional da Síndrome de Down

Mas o que é a síndrome de Down? Quem esclarece o assunto é a pediatra Natália Almeida Prado, coordenadora do Núcleo de Pediatria do Instituto Dr. Barakat.

Hoje, 21/03, é Dia Internacional da Síndrome de Down (SD), uma data criada no ano de 2011 pela ONU com o objetivo de ampliar o conhecimento e a consciência da população sobre o assunto. Neste ano, que marca a 12ª edição da data a campanha é #MyVoiceMyCommunity – que estimula a dar voz às pessoas com Síndrome de Down – para que elas não apenas falem, mas também sejam ouvidas e influenciem as políticas e ações governamentais, e, assim, sejam inseridas na comunidade em que vivem.

Mas o que é a síndrome de Down? Quem esclarece o assunto é a pediatra Natália Almeida Prado, coordenadora do Núcleo de Pediatria do Instituto Dr. Barakat. Em uma explicação teórico-científica, ela esclarece que trata-se da desordem congênita mais comum entre crianças. Cada célula do corpo humano contém 23 pares de cromossomos, sendo metade do pai e metade da mãe. A SD ocorre quando um indivíduo tem uma cópia extra (total ou parcial) do cromossomo 21. Estima-se que uma em cada 800 crianças nasça com a SD.

Quando falamos neste assunto é preciso em primeiro lugar lançar fora qualquer tipo de preconceito que ainda se tenha. Uma pessoa com Down, embora possa apresentar algum déficit cognitivo (que pode variar de leve a moderado) tem potencial de praticar atividades como trabalhar, fazer exercícios, estudar, namorar, casar, ter filhos. Tudo dependerá da forma com que ela é estimulada, sobretudo, na infância, pelos pais e/ou responsáveis. Uma intervenção precoce, com uma equipe multiprofissional é fundamental, com pediatra, nutricionista, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional entre outros. O acompanhamento dos pais merece atenção, para que sejam capacitados a interagir com seu bebê e desenvolve-lo da melhor forma possível e, assim, alcancem na vida adulta independência e qualidade de vida.

Considero a campanha que objetiva dar voz às pessoas com Down de grande valia. Estas pessoas, como qualquer um de nós, merecem ser ouvidas em seus anseios, angústias e perspectivas para que possam aproveitar ao máximo do convívio social de que podemos dispor e, assim, estimular seu potencial enquanto indivíduos.

 

plugins premium WordPress
Campanha contra agrotóxicos
20 de março de 2017
Síndrome de Down: nutrição
21 de março de 2017