Blog

Home > Medicinatitle_li=Reportagens > Vitamina D: Essencial

vitamina D_essencialPublicado em 15/12/2016

Estamos cada vez mais próximos do início do verão! Neste período, os termômetros se elevam, o sol brilha no céu, muitos viajam, alguns ficam pelas cidades – cada um com seus programas.

E, nesta estação do ano, o ambiente fica bem propício para praticar atividades “outdoor”. Desde caminhadas, a corridas e outros exercícios. Um tempo de respirar novos ares e oxigenar corpo, mente e espírito. Aos que tem alguns dias de recesso neste período a pedida sem dúvida é esta. Aos que permanecem no “batente”, nada de descuidar, pelo contrário! Aproveite que os finais de tarde demoram a escurecer, procurem os parques mais próximos, enfim, vivam ao ar livre, da melhor forma que puderem!

Você sabia que o sol é o maior imunoprotetor biológico que a natureza oferece para nós? Neste contexto temos um elemento-chave: sim, ela, a vitamina D – um hormônio (ou seja, é metabolizada no organismo) essencial para a saúde do organismo, sobretudo, da pele. A vitamina D é responsável pelo controle de doenças autoimunes (confira mais em http://bit.ly/2fEgXAs ) e é por meio da exposição solar que recebemos 90% dos níveis que nosso corpo necessita. Além disso, atua na manutenção do tecido ósseo, no auxílio à secreção e produção hormonal e também influencia consideravelmente no sistema imunológico. Por conta disto, é amplamente recomendada em autoimunes, tanto na prevenção como no tratamento.

Na verdade, tenha em mente que a vitamina D é importante para todas as pessoas! Inclusive, para as grávidas, durante a gestação, a vitamina D é fundamental!

☀Vitamina D é vida!☀ Ao menos uma vez ao dia, preferencialmente no período de 11h às 16h, busque 10 minutos de exposição ao sol. É uma medida simples, mas, ainda assim, muitos a ignoram. Sei que vivemos em um mundo onde passamos boa parte do dia “trancados” em alguma sala e que a rotina atarefada nem sempre nos dá espaço para aproveitar o ar livre, mas se tivéssemos a consciência do quão importante é para o nosso organismo tomar uns poucos minutinhos de sol, com certeza a realidade seria outra. Veja a minha rotina, por exemplo.

Quem me segue no Snapchat sabe que tenho um dia a dia corrido e que, mesmo assim, faço várias concessões para viver da melhor forma. Mesmo trabalhando até muito tarde, consigo passar muito tempo com a família e realizar uma série de atividades para o bem do meu corpo. Quero servir de inspiração para você que diz ser difícil incluir hábitos saudáveis, porque sim, é possível! Não adianta nem tentar e depois reclamar porque teve alguma doença relacionada à deficiência de vitamina D. O sol está aí, e mesmo não aparecendo sempre, você com certeza dispõe de dez a vinte minutos para absorvê-lo.

Agora, para aqueles que mesmo assim não tem tempo ou tem alguma restrição aos raios solares, existe suplementação da vitamina D. É só se consultar com o médico para que seja possível encontrar a dose adequada para você, porque esta substância é extremamente necessária para nós. Quero que entendam isso. Confiram mais sobre o assunto no Blog: http://bit.ly/2airDSP