Blog

Home > Medicina > Vamos falar sobre saúde do homem?

16.11_Saúde do Homem

Publicado em 16/11/16

Quem nunca conheceu um homem que só se preocupa em cuidar da saúde quando está praticamente morrendo? Com aquela mania de não demonstrar nenhum tipo aparente de fraqueza, e por causa disso, acabam deixando a saúde de lado… No nosso País é muito forte essa cultura de aversão aos cuidados preventivos entre os homens, que nos fazem pensar que estamos imunes a tudo, e alguns até fogem dos consultórios porque dizem “não precisar disso”.

Números divulgados recentemente pelo IBGE apontam que existem atualmente no Brasil mais de cinco milhões de mulheres a mais do que homens! Além disso, enquanto eles vivem 69 anos em média, a expectativa das mulheres é de viver até sete anos a mais por conta desse hábito de se cuidar e se preocupar muito mais com a saúde. E isso também é um sinal claro de que há uma filosofia de pouca prevenção entre a população masculina. Talvez, essa diferença de comportamento se dê ao fato de barreiras culturais da nossa sociedade onde os meninos aprendem desde muito cedo que homem é forte, não chora e não adoece. É a famosa síndrome do super-homem, mas é preciso acabar com esse pré-conceito de que cuidar da saúde é coisa de mulher! Queridos, vamos lá: hoje, em se tratando de qualidade de vida, estamos todos no mesmo barco! Não tem essa!

Além de câncer de próstata, é fundamental se prevenir de algumas doenças como, as isquêmicas de coração, o infarto, doenças cardiovasculares, o AVC (Acidente Vascular Cerebral), além do diabetes e cirrose, que são as enfermidades que, segundo o Ministério da Saúde, são as principais causas de mortes dos homens. As doenças cardiovasculares são um conjunto de doenças que, basicamente, afetam o aparelho cardiovascular, ou seja, coração e vasos sanguíneos. São enfermidades que avançam silenciosamente, e são causadas por um estilo de vida inapropriado, estando ligada a outras doenças como o tabagismo, sedentarismo e diabetes.

Não se renda a preconceitos! Cuide de sua saúde, porque o fato de ser homem não lhe faz imune aos diversos tipos de doença. E cuidar de você mesmo não lhe faz menos homem, pelo contrário, homem de verdade procura melhorar a qualidade de vida, tanto sua quanto de sua família. Afinal, se você viver mais e melhor, é bom para você e para os que o cercam.

A boa noticia é que tenho acompanhado cada dia mais homens mudando de atitudes e buscando novas práticas pra suas vidas e, da melhor forma: compreendendo que prevenir não se trata apenas de fazer exames e torcer para não ter nada no resultado, mas sim, que “prevenção” começa na revisão de hábitos: Se você – homem – quer ter saúde – entenda que o caminho é uma alimentação rica em nutrientes e comida de verdade – prática regular de atividades, buscar equilíbrio emocional. E, acreditem: o primeiro passo para melhora na qualidade de vida é rever a relação que tem com o alimento. Deixo aqui o convite para ingressar na reeducação alimentar por meio do #Desafio30DiasDrBarakat