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Home > Medicinatitle_li=Nutrologiatitle_li=Reportagens > Mercúrio em peixes e frutos do mar: confira entrevista do Dr. Barakat ao Fala Brasil da Record

06.12_Noite_Youtube Fala Brasil mercúrio em peixesQue o consumo de peixes e frutos do mar é benéfico ao organismo não há dúvidas! Trata-se de um alimento, entre outros aspectos, rico em proteína de alto biológico e em ômega-3, e diversos nutrientes, minerais e vitaminas que são essenciais para uma alimentação saudável, uma vez que alguns possuem um baixo teor de gordura em comparação a outras carnes. E quando são peixes gordos, possuem uma gordura saudável!

Agora, é preciso ter cuidado com a procedência deste pescado e frutos do mar. Alguns possuem altas concentrações de um metal prejudicial ao organismo: o mercúrio.

Foi sobre isso que conversei com a equipe do programa Fala Brasil, da Rede Record. A reportagem foi divulgada hoje, 06/12, e pode ser vista no meu Youtube – Canal Dr. Barakat !

Em novembro deste ano, o Departamento de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) publicou em seu site informações com orientações e aconselhamentos para o consumo destes alimentos de forma segura (confira aqui).

Como não é possível reconhecer se há níveis de mercúrio por meio de uma análise visual, uma medida de segurança é tentar descobrir de que região eles vêm. Se for de regiões reconhecidamente poluídos, fuja! Por exemplo, pescados e frutos do mar de locais próximos a indústrias que possam escoar toxinas na água. Comprar estes alimentos sempre de um local de confiança também é uma boa medida. Os peixes que costumam ter maior concentração do metal são: Tubarão; Peixe espada; Agulha e Cação. Na reportagem “Quais são os peixes e frutos do mar que têm menos mercúrio ─ e são mais saudáveis”, publicada pela BBC Brasil, é possível conferir mais informações.

A dica, que vale para tudo o que diz respeito à alimentação, é simplesmente não exagerar. Há ainda grupos populacionais considerados de risco: idosos mulheres grávidas; mães que amamentam – estes devem ter mais cautela.

Então, que tal alternar o peixe com um filé de boi ou de frango. –  lembrem-se que quanto mais informações houver sobre aquilo que nos é oferecido como alimento, mais empoderados ficamos para tomar decisões conscientes.

Leia mais sobre as vantagens de comer peixe na matéria do meu blog: Consumo de peixes

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