banner_avaliacao_919x300 Contato Dr. Barakat - Vida Saudável

Home > Avaliação Física

Avaliação Física

A avaliação física é um dos primeiros passos do tratamento. Através dessa avaliação, é possível ter parâmetros de como estamos e onde devemos chegar. De acordo com a composição corporal do indivíduo,  é possível identificar qual tratamento necessário para ter um baixo percentual de gordura, definindo sua massa muscular e dando qualidade a sua estética corporal.

O que é feito na avaliação física?

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Fornece diversas informações para todo o tratamento médico.

. Gordura visceral: gordura que se acumula nas camadas profundas do abdômen, envolvendo os órgãos internos como coração, fígado, estômago, rins, intestinos e pâncreas. A função da gordura visceral é proteger os órgãos do aparelho digestivo, mas o problema é quando o nível de depósito dessa gordura passa os limites da normalidade.

. Índice de edema: equilíbrio de água intracelular e extracelular.

 . Balanceamento de massa muscular: distribuição de massa muscular no corpo, identificando até mesmo a simetria muscular.

. Taxa metabólica basal: de acordo com sua composição corporal, é possível identificar quantas calorias são gastas em repouso, dando precisão em sua dieta.

 

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

. Perímetro corporal: registro de todos os perímetros através das circunferências de braço, pernas, abdômen e cintura, analisando o desenvolvimento semanal de suas circunferências, podendo assim identificar com maior nitidez a perda de gordura através de suas medidas.

. Dobras cutâneas: após o início do tratamento, através dos resultados adquiridos, o cliente pode ingressar na avaliação nível 2. Com um adipômetro clínico da Sanny AD1009, conseguiremos mensurar sete dobras corporais para melhor visualização do progresso muscular e sua definição.

 

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBICA 

. Teste ergoespirométrico:  avaliação do potencial aeróbio e identificação das zonas ideais para treinamento aeróbio leve, moderado e máximo.

Geralmente, é executado simultaneamente com o teste ergométrico, através da utilização de um analisador de gases, que é acoplado a uma máscara no rosto do cliente e possui um sensor extremamente sensível, que detecta inúmeras variáveis ventilatórias, como o consumo máximo de oxigênio, mais conhecido por VO2max, identificando também o limiar ventilatório I (também conhecido por limiar anaeróbio) e o limiar ventilatório II (também conhecido por ponto de compensação respiratória), pois indicam as zonas ideais para treinamento aeróbio.

Sendo assim, esse teste pode ajudar o cliente a identificar em seu treino a intensidade trabalhada, dosando assim sua atividade física de acordo com sua dieta e tratamento.

 

AVALIAÇÃO POSTURAL 

Através dos registros por quatro fotos, tiradas pela câmera Nikon D3100, de perfeita resolução, analisamos os desvios na coluna, quadril e joelho, podendo até mesmo identificar o tipo de pisada.

Portanto, todos nós devemos ter retornos sobre onde estamos e onde podemos chegar. Com a avaliação física do Instituto Dr. Barakat,  conseguimos traçar metas e objetivos.