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Home > Medicinatitle_li=Reportagens > Diga-me o que você come e lhe direi como dorme!

Sono_diga me como você comeAlimentos podem ser grandes aliados nesta hora, porque contribuem para que o corpo entre neste estado de relaxamento, como é o caso da:

Banana - contribui com a produção de serotonina, hormônio regulador do humor e sono, que é fonte de vitamina B6 e magnésio

Mel - aumenta o nível de glicose no sangue e ajuda a reduzir a produção de orexina, um neurotransmissor ligado à insônia, no cérebro

Aveia - fonte de triptofano, e por isso ajuda na saciedade e na tranquilidade, o que colabora para a manutenção do sono sem interrupções (antes que me perguntem sobre a aveia: ela contém glúten por contaminação cruzada na sua estocagem (em um nível irrisório) tanto que para aqueles que não possuem problemas com o glúten podem consumir sem problemas. Àqueles que não podem com o glúten (celíacos) e possível encontrar sem glúten, algumas marcas nacionais e importadas já oferecem esta opção!)

Ovo - rico em vitamina B12 e colina, substância associada à melhora da depressão e insônia

Salmão – fonte de B12 e ômega 3

Maracujá - possui efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir

Couve - fonte de magnésio, ajuda no relaxamento muscular)

Alface - possui triptofano e ajuda a relaxar e deixar o sono mais profundo).

Atenção especial à vitamina C, que reduz o nível de cortisol em nosso organismo! Estes são alguns dos alimentos que podem ser grandes aliados antes de dormir.

Preciso reforçar que é essencial fugir de alimentos pesados, industrializados e embutidos – como lanches “X-tudo em cima”, de refrigerantes, daquela pizza – enfim, de comidas que vão “pesar” na hora do sono e, de quebra, impactar no bom funcionamento de seu organismo. Afaste-se também de cafeína e outros estimulantes na hora de dormir. Acreditem: o que você come, tem influência na maneira que você dorme!

Prepare um chá de hibisco (ou qualquer outro da sua preferência que tenha poderes calmantes). Relaxe… Mas atenção! Não adianta começar esta rotina “sem querer” de fato cuidar do seu sono.Mas e se você chega extremamente estressado em casa apenas a alimentação não resolve. Lembre-se, é o conjunto alimentação e intestino saudável, exercícios, sono e estresse e equilíbrio corpo mente e espírito (nossos Quatro Pilares pra uma vida Saudálvel”) que possibilitam alcançar o tão e merecido sono restaurador!

Confira mais dicas para dormir bem, com base no equilíbrio emocional, controle do estresse e, algumas informações práticas para melhorar o ambiente no qual você dorme! Acesse: http://bit.ly/2fVeP6t