Blog

Home > Medicina > Desafio 30 Dias Dr. Barakat

Para alcançar o melhor desempenho do organismo e ter uma vida com qualidade apresento o “Desafio dos 30 Dias” – uma iniciativa que consiste em promover uma transformação nos hábitos alimentares por meio de uma revisão na dieta.

O Desafio destina-se àqueles que tem dificuldade de iniciar uma reeducação alimentar ou que sofrem com os impactos de uma má alimentação – que compreendem desde o rendimento nas tarefas diárias até desequilíbrio nas funções corporais.

Durante o período de um mês, gradativamente, alguns alimentos deverão ser retirados das refeições. Por meio desta exclusão de determinados produtos será possível avaliar mudanças no organismo – que vão desde bem estar, melhoras no desempenho do seu sistema autoimune (redução de alergias respiratórias, por exemplo), na produtividade, no funcionamento do intestino e, mais importante, na autoestima. No caso do glúten e do leite, recomendo que seja feita uma exclusão total, inclusive de suas possíveis substituições saudáveis.

O Desafio nada mais é do que a reeducação alimentar, não se trata de uma dieta, pois tem como objetivo promover a experimentação de um novo estilo de vida por meio daquilo que é ingerido e transformar isso em uma rotina.

Como consequência é possível observar perda de peso, mas esta não é a finalidade. Emagrecimento é consequência, uma vez que o seu corpo estará desinflamando com este verdadeiro “detox” de produtos considerados nocivos, inclusive por estudos científicos.

Nestes 30 dias, a ideia é que a alimentação esteja totalmente isenta de determinados alimentos – conforme listado abaixo:

LISTA – DESAFIO

O que devo suprimir do cardápio durante 30 dias?

Bebidas

- Refrigerantes

- Sucos de caixinha

- Leite

Substituições:

água e sucos orgânicos/naturais

água de coco

Leite de amêndoas

Leite de coco

Adoçantes

- Adoçante e açúcar branco refinado

Substituições:

açúcar de coco 

açúcar mascavo

demerara e stevia

Farinhas

- Farinha branca refinada (glúten)

Substituições:

farinha de arroz de coco

quinoa

Sal e Temperos

- Sal branco refinado

Substituições:

sal rosa

sal marinho

Refeições prontas

- Alimentos industrializados

- Alimentos processados

Substituições:

alimentos orgânicos e sem conservantes

Após este período, observe as melhoras que seu organismo irá apresentar, como uma maior energia na rotina diária, um trânsito intestinal funcionando melhor, menos dores de cabeça e enxaquecas, menos fadigas e desconfortos no dia e diminuição visível de rinites e sinusites recorrentes. Isto não é mágica e nem um segredo; pois alimentação saudável é uma verdade universal e você não queria ver! Com estas exclusões é possível obter todos esses benefícios citados e ainda por cima diminuir drasticamente os riscos de doenças!

A pessoa entrará em um novo estilo de vida, de modo que ela irá precisar buscar novas receitas (mais funcionais), meios para iniciar alguns exercícios e claro, tudo com acompanhamento profissional para que seu corpo sinta as mudanças organicamente.

Como o “Desafio 30 Dias Dr Barakat” surgiu, e quem são as estrelinhas?

Quem me acompanha há tempos sabe que as redes sociais são a minha forma favorita de estar em contato com todos os meus pacientes, sejam eles meus frequentadores do Instituto ou apenas seguidores. Foi no Snapchat (doutorbarakat) que comecei a ter um contato mais próximo com todos eles e iniciei, a partir desse feedback maravilhoso, um desafio. Gosto de pensar que, se conseguir levar pelo menos uma pessoa para uma vida com hábitos saudáveis melhores, já estou ganhando muito e foi por conta disto que o Desafio tomou forma. Esses seguidores que me acompanham diariamente pelo Twitter, Snapchat, Facebook e Instagram recebem conteúdo voltado para uma reeducação alimentar e, como já contei nessas redes, os considero todos estrelinhas. Este apelido é algo que criei por conta de uma parábola de autor desconhecido, que conta a história de um escritor que, passeando na praia, encontrou um jovem na praia recolhendo estrelas-do-mar. Ao questionar o motivo pelo qual o jovem as recolhia e devolvia ao mar, sendo que elas voltariam para a areia, recebeu a resposta de que para aquela estrela, ele havia feito a diferença. E é exatamente isto que faço todos os dias, ao tentar reeducar todos os meus seguidores, que se intitularam e que agora eu os chamo carinhosamente de “estrelinhas”.

O Desafio dos 30 dias é justamente este: promover uma maior qualidade de vida durante este mês. Os benefícios são inúmeros ao excluir esta lista de alimentos considerados maléficos à saúde e há muito embasamento científico que comprova isto.

Sugiro a todos os meus seguidores que postem fotos dos pratos com a hashtag #Desafio30DiasDrBarakat, para que eu possa acompanhá-los mais de perto ainda nesta jornada. Há uma corrente de estrelinhas que se ajudam com receitas e dicas para encarar o desafio da melhor forma, então aos novos, é uma boa chance de conseguir apoio e realizar esta nova etapa de vida, que com certeza traz muito mais benefícios do que dificuldade!