Alimentação: a melhor ferramenta em se tratando de prevenção do câncer de mama
3 de outubro de 2016
Câncer de mama: conheça hábitos que previnem e fatores de risco
4 de outubro de 2016

Auto-exame e Câncer de mama: conheça mais um forte aliado

Leia mais.

04.10_autoexameVamos falar de uma ferramenta que uma é forte aliada contra o câncer de mama: o autoexame. Seu objetivo fundamental é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

Por meio do autoconhecimento do corpo é possível identificar mudanças precocemente. A prática é indicada para ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. A frequência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

Esta avaliação é bem simples e possui alguns métodos bem conhecidos. Antes de tomar banho é um deles. É só se posicionar em frente ao espelho, observar os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça, para observar o tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.

Qualquer alteração na superfície (depressão ou saliência) ou rugosidade é importante. Pressione o mamilo suavemente e veja se sai qualquer líquido. Se o mamilo está umbilicado (metido para dentro como o umbigo) e não era assim, essa é uma alteração importante também. Já durante o banho, com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências.

Palpe também a axila e o pescoço. Não se esqueça, todo o seio deve ser palpado, mas dê particular atenção ao quadrante superior-externo. Se estiver deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado. Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares. Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente.

Você sabia que cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados? Isto quer dizer que uma boa parcela passa por tratamentos que geram maior sofrimento – tanto em nível psicológico, quanto físico. Portanto, é mais do que necessário que você saiba como diagnosticar um possível câncer de mama!

Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação, mas se a alteração continuar procure um médico!

Leia também:

Alimentação: a melhor ferramenta em se tratando de prevenção do Câncer de Mama
Outubro Rosa: vamos compreender como lutar contra o câncer de mama

WhatsApp chat